terça-feira, 9 de dezembro de 2014

LSC to T7



Conforme o texto anterior, textos e títulos podem e devem ser reduzidos, sem perder a característica da transmissão de uma informação, ou de um conhecimento produzido. Hoje a quantidade de conhecimento é muito grande, e o tempo para obter uma informação torna-se cada vez menor. O mundo tende a um uso de símbolos e siglas, que já denotam uma informação implícita (uma komunikologia), e um texto com título: “Do Lockheed Super Constellation ao wide-body Boeing 777”; pode ser reduzido para “LSC to T7”.

Depois do invento de Santos Dumont, os aviões foram construídos em larga escala para uso militar, a guerra. Os artefatos e a engenhosidade, primeiro servem aos usos militares, para depois ao uso civil. O fato de o avião ter sido utilizado com fins bélicos levanta uma suspeita: Um arrependimento de Santos Dumont (1873-1932), pela sua invenção, levando-o ao suicídio, aos 59 anos.

Assim como o avião, da mesma forma aconteceu com o telex, o telefone celular, e a internet. Surgiram como uma necessidade de usos militares. Estratégias criadas para fins militares. E no período pós-guerra, podem ofertar intercâmbios, lazer e comercialização de bens de uso e consumo (Dois Pierres). Até o avião tem seu poder de trocar, levar e trazer conhecimento e informação. Mentes pensantes estão á bordo, indo e vindo.

A partir da era aqui denominada como Constellation, a era do glamour da aviação, o mundo passa a voar em muitos e novos modelos de aviões comerciais. Cada qual com uma característica: maior raio de ação; maior autonomia de voo; mais rápido, com mais espaço ou mais conforto. Com maior capacidade de carga, maior capacidade de passageiros; aviões para longas, médias ou curtas distancias. Tipos e características de voos, com tipos e características de pistas e aeroportos. Combinando necessidades, utilidades e facilidades.
Assim como o Constellation marcou um momento de glamour, os outros elementos também tiveram seus momentos de auge. Telegramas, telefones fixos e telefones celulares já foram de uso exclusivo de uma classe, com mais status e mais conhecimento, vindo a se popularizar com o tempo.

As informações são transmitidas na mesma velocidade que os transportes. A começar por mensageiros que seguiam por caminhos a pé. Caminhos foram construídos para este fim, daí a expressão que todos os caminhos levam a Roma. Passaram a seguir trilhas em lombo de burros, abrindo espaços para cavalos em maior velocidade. Surgiu a maquina a vapor, dando espaço para as primeiras locomotivas e barcos a vapor. Com a industrialização vieram os veículos movidos com motor a explosão. Com a melhoria das estradas aumenta a velocidade de transição entre dois pontos. A komunikologia esta presente sobre o asfalto e no
acostamento das estradas, dando informações que resultam em uma maior velocidade e segurança no transito. Depois das pistas para veículos automotores, aconteceu um salto na aviação.

Para os brasileiros, para aqueles que ocupavam o território brasileiro, com o descobrimento do Brasil, as informações tinham as velocidades das caravelas. Entre o Brasil e a Europa, a navegação era o link de informação e conhecimento. Era necessário chegar uma embarcação da Europa para se obter notícias de alem mar. O transporte marítimo evoluiu e assim evoluiu a velocidades das informações e conhecimentos. Agora a velocidade da informação corre junto com a velocidade dos aviões. Com a internet ligando e linkando as pessoas, uma informação pode ter a velocidade do som, tal como os aviões supersônicos. Em casos mais específicos em usos restritos a informação já circula com a velocidade da luz.


Rio de Janeiro/RJ ─ 28/09/2014

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