terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Informações acima das nuvens. Trip 02

Informações acima das nuvens. Trip 02

  

Alem das bancas de jornal e revistas, juntamente com as livrarias, outros conhecimentos podem ser encontrados em um aeroporto. Basta circular pelos saguões e corredores, escadas e elevadores. Setores de embarque e desembarque com áreas comerciais e bancárias, e praças de alimentação. Enquanto não acontece a chamada final (final call) do voo, anunciando o portão (gate) de embarque, é possível folhear um jornal ou uma revista, ou ainda ler um livro. Fazer um pequeno lanche ou tomar um café.


E conhecimentos podem ser necessários para fazer uma escolha nos cardápios. Saladas e sanduiches podem ter um nome em inglês, vindo das redes de fast food e da cultura americana. A cafeteria pode ter o nome de coffee-shop com cafés de variedades diversas, e combinações variadas. Um simples cafezinho pode vir acompanhado de fresh water, um pequeno cake, ou chocolate. Dentre as variedades de cafés e modalidades de preparo o cliente vai ter que escolher uma, que lhe agrade ou desperte uma curiosidade de experimentar. Pelas cores e sabores e pelas artes na decoração e degustação. Que ainda pode ser misturado com leites de origem animal ou vegetal; de classes diversas entre o natural, evaporado, condensado ou em pó; e do desnatado ao integral, com ou sem aditivos. “Saberes e Sabores: Café” (Jornal de Hoje publicado em 09/12/13, Natal/RN); “Saberes e Sabores: Leite” (Jornal de Hoje publicado em 16/12/13, Natal/RN).

A oportunidade de usar seus conhecimentos ou adquirir outros. Livros, jornais ou revistas, e cafés sempre dividiram as mesmas mesas promovendo uma alimentação do corpo e da mente. Onde há conhecimento há uma mesa que possibilita abrir índices e sumários, cardápios e ideias.

Depois de uma breve refeição convém procurar o toalete do aeroporto para não ter a necessidade de usar o do avião, que parece ser apertado e incomodo seu uso. Além de poder ficar em pé na porta (enquanto outros passageiros estão sentados), aguardando a liberação do toalete, para o próximo uso. 

O banheiro do aeroporto poderá não ser sinalizado com o uso de letras e palavras, mas com o uso de símbolos ou cores que o passageiro vai ter que distinguir qual é de uso masculino e qual é de uso feminino, adulto ou infantil, ou mesmo para deficientes. O uso de uma Komunikologia, com símbolos e formas reconhecidos internacionalmente sem a necessidade do uso de vários idiomas. 

Algumas tecnologias podem ser encontradas em banheiros de aeroportos e restaurantes, como secador elétrico de mãos e dispenser automático de papel toalha. Sabão líquido, antisséptico bucal e fio dental; protetor descartável de assento sanitário e outros produtos da lista de higiene e segurança pessoal. Um aeroporto é um entra e sai de pessoas e nacionalidades, a porta de entrada e de saída de um país. Aqueles que não dominam um conhecimento do uso e do desuso de aparelhos e produtos podem passar situações vexatórias e atrapalhadas em um WC (water closet).

Natal/RN – 05/12/14 – Roberto Cardoso – Desenvolvedor de Komunikologia
http://www.publikador.com/saude/maracaja/2014/12/informacoes-acima-das-nuvens-trip-02/

Nenhum comentário:

Postar um comentário